segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Que aconteceria se caíssemos em um poço que atravessasse a Terra?

A princípio de tudo vamos esquecer do núcleo quente e derretido do centro da terra. Vamos fazer de conta que existe mesmo este poço que atravessa o planeta. Pois se um sujeito pulasse neste poço faria com que caísse ganhando mais e mais velocidade até que começasse a se aproximar do centro da Terra.
Obviamente no ponto central não existe gravidade já que está a uma distância mais ou menos equidistante de qualquer ponto da superfície, o qual equilibra as forças anulando-as. Uma vez que o "suicida" atingisse o centro, a inércia faria que sua queda continuasse a um ritmo cada vez mais lento conforme fosse chegando no final do túnel.Se o sujeito tivesse pulado no poço pelo extremo do túnel localizado no pólo norte, um observador no extremo do pólo sul veria ele se aproximar lentamente até a boca do poço, parar, e depois voltar a cair em sentido contrário. A ausência de ar faria com que esta operação se repetisse infinitas vezes. Nada aconselhável se você for do tipo que vomita na montanha russa!.Mas supondo que o poço estivesse cheio de ar, a queda não seria tão brusca já que uma vez que o corpo atinge a velocidade terminal, a resistência do ar o impediria de seguir acelerando. Como no caso anterior, a inércia faria com que atravessasse o ponto central do túnel, e ficasse subindo e descendo até um ponto no qual iria parar em completo repouso no centro da Terra - ao menos até que um outro retardado resolvesse pular no poço.
Fonte: mdig

Homem está estimulando seios para poder amamentar filho

Um sueco de 26 anos começou um experimento para, através da estimulação de seus mamilos, conseguir que seu corpo produza leite. A experiência de Ragnar Bengtsson será acompanhada do príncipio ao fim pela TV8 de Estocolmo. Se isto funcionar o leite materno vai ter que mudar de nome.
Bengtsson planeja estimular seus mamilos todos os dia com intervalos de três horas para que seu corpo esteja pronto para produzir leite em dezembro próximo.- "Nada do que faço é prejudicial e se isto funcionar poderia provar uma capacidade muito importante para que os homens mantenham uma relação mais estreita com seus filhos nos primeiros meses de vida".Ele garante que não está utilizando nenhum estímulo hormonal, nem farmacológico. - "Isso poderia funcionar, mas alteraria o valor nutricional do leite e colocaria tudo a perder".Bengtsson, que tem um filho de dois anos que não participa dae xperiência, afirmou que as reações têm sido muito fortes: - "Algumas pessoas pensam que é algo doentio".No entanto, o professor Sigbritt Werner da "Karolinska Institutet" de Estocolmo, explicou que "muitos homens têm problemas para se relacionar com seus filhos. Se a mulher sai e a criança chora não sabem como acalmá-lo. Tenho certeza que muitos homens poderiam dar o peito a seus filhos".Apesar da questão do leite materno ser um símbolo do amor da mãe, não é exclusivo das mulheres, existem casos de pais que amamentaram os filhos na falta destas.
Fonte: mdig

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Buraco Branco

Um buraco branco é uma reversão no tempo de um buraco negro, outra singularidade no tempo espacial. A matéria surge imprevisivelmente de um buraco branco. Um exemplo de um buraco branco é a singularidade original do Big Bang.Os buracos brancos seriam um tipo de “extensão” de um buraco negro. Dentro de um Buraco negro poderia existir um tipo de wormhole (buraco de minhoca) para os que nunca ouviram falar, ele é mais ou menos um “túnel” que liga duas regiões do espaço (como se pode perceber é um outro objeto que por em quanto só existe na teoria), de modo que se você entrar por uma boca dele você sai instantaneamente do outro lado.
De fato se tivesse um negócio parecido com um desses dentro do buraco negro , a matéria tragada por ele poderia sair num buraco branco (o outro lado do túnel), que do ponto de vista teórico seria exatamente o oposto do buraco negro.
Simplificando, segundo a teoria da relatividade o buraco negro é uma região no espaço em que nada pode escapar já o buraco branco seria uma região no espaço em que nada pode “cair”.
Como oposto de um buraco negro, um buraco branco expele violentamente a matéria.
O buraco branco é um farol brilhante e uma fonte aparentemente infinita de matéria e de energia. Ninguém jamais viu um buraco branco, e muitos acreditam que ele se auto destruiria rapidamente.
A matéria expelida se unificaria gravitacionalmente e entraria em colapso, formando um buraco negro que engoliria o buraco branco

Lentes de contato com células tronco devolve a visão a pessoas cegas

Três australianos recuperaram a visão através de suas próprias células-tronco e lentes de contato comuns. Apesar de a nova técnica ter sido usada para reverter doenças da córnea, ela promete ser um tratamento rápido, indolor e barato para outros problemas visuais. Pode ainda ser útil para reparar lesões da pele, relataram os pesquisadores.
De acordo com Stephanie Watson, membro da equipe, dois de três pacientes eram totalmente cegos do olho em que foram tratados, hoje eles podem ler letras grandes. O terceiro pôde
ler algumas linhas e agora está apto a passar num teste de visão para retirar carteira de motorista.
O pesquisador principal da equipe da Universidade de South Whales, na Austrália, Nick Di Girolamo, disse que a idéia de unir células-tronco com lentes de contato veio de uma observação do oftalmologista Minas Coroneo que as células-tronco da córnea, ou da frente do olho, grudam nas lentes de contato.
Para obter as células, Dr. Watson usou menos de um milímetro de tecido do lado da córnea de cada paciente. Trabalhando com colegas ele cultivou as células-tronco do tecido nas lentes de contato. Depois disso, Dr. Watson limpou a superfície da cornea dos pacientes e inseriu as lentes. Dentro de 10 a 14 dias as células começaram a substituir as células danificadas. Satisfeito que as células-tronco estavam fazendo seu trabalho, o médico removeu as lentes e os pacientes têm enxergado com seus ‘novos olhos’ pelos últimos 18 meses.
O dr. Di Girolamo disse que acredita que o método será bem recebido particularmente em nações pobres. É uma maneira simples e fácil para os pacientes e não requer equipamentos sofisticados, apenas um cirurgião oftalmologista e um laboratório para cultivar as células.
Fonte:http://hypescience.com/lentes-de-contato-de-celulas-tronco-curam-cegueira-com-menos-de-2-horas-no-hospital/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Para descontrair...

Físico espera conseguir desenvolver capa de invisibilidade em dois anos

Ulf Leonhardt está criando protótipo baseado em leis de refração e materiais curvilíneos.

Um físico da Escócia que vem trabalhando no desenvolvimento de um manto de invisibilidade disse esperar conseguir fazer grandes avanços no projeto dentro dos próximos dois anos.

Ulf Leonhardt, professor da Universidade St. Andrews, pretende utilizar os chamados metamateriais - ou "átomos projetados especialmente" - para criar um equipamento que torne um objeto invisível usando as leis da refração. Segundo ele, ao "dobrar" a luz, materiais transparentes como o vidro ou a água parecem distorcer a geometria espacial, o que é a causa de muitas ilusões de óptica, inclusive a invisibilidade. "A ideia da invisibilidade fascina as pessoas há milênios, tendo inspirado muitas fábulas, romances e filmes", disse. Inspiração

Leonhardt conta ter se inspirado nas aventuras da Mulher Invisível e do mago Harry Potter para o protótipo que ele está criando. O cientista faz pesquisas sobre invisibilidade desde 2006 e reconhece que é difícil prever quais seriam as possíveis aplicações de seu manto, mas sugere que esse tipo de pesquisa poderia ser utilizada para melhorar a visibilidade, levando ao desenvolvimento de melhores retrorefletores, microscópios e lentes. "O mais importante é entender as bases e conseguir algo novo, ou levar a extremos uma ideia já existente, usando uma tecnologia que não podemos nem imaginar que exisitia", disse. Em maio, cientistas americanos das universidades de Cornell e Berkley conseguiram criar uma nova versão de uma espécie de capa, que torna objetos tridimensionais invisíveis sob luz infra-vermelha. Em 2006, uma equipe de cientistas britânicos e americanos testou uma versão anterior da capa em laboratório. O manto - na verdade um equipamento circular, feito com dez anéis de fibra de vidro cobertos com materiais à base de cobre - fez com que as ondas emitidas pelo radar se desviassem do objeto e se reencontrassem do outro lado, como se tivessem passado por um espaço vazio.

Casados têm mais chances de sobreviver a câncer, diz estudo

Pesquisa nos Estados Unidos sugere que estresse da separação afeta imunidade de paciente.

Pessoas casadas têm mais chances de sobreviver ao câncer do que as que estão se separando no período em que são diagnosticadas, segundo um estudo americano. Pesquisadores da Indiana University analisaram dados de 3,8 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer entre 1973 e 2004.

Eles constataram que entre os participantes casados, as chances de viver pelo menos cinco anos após o diagnóstico foram de 63%. Entre os que haviam se separado recentemente, as chances caíram para 45%. A equipe concluiu que o estresse provocado pela separação afeta a imunidade do paciente, tornando-o mais vulnerável à doença.

Casamento

O impacto do casamento sobre a saúde já foi alvo de estudos anteriores e os especialistas acreditam que o amor e o apoio do parceiro sejam essenciais na luta contra a doença.

O novo estudo, que será publicado na edição de novembro da revista científica "Cancer", da American Cancer Society, parece confirmar essa teoria.

A equipe analisou índices de sobrevivência ao câncer durante cinco e dez anos entre casados, nunca casados, divorciados, viúvos e recém-separados. Depois dos casados, o grupo dos participantes que nunca foram casados apresentou os melhores resultados, seguido pelo grupo dos divorciados e, depois, pelos viúvos. "Pacientes que estão se separando na época do diagnóstico podem ser um grupo particularmente vulnerável", disse Gwen Sprehn, principal autora do estudo. "A identificação de estresse associado a relacionamentos no período do diagnóstico poderia levar, logo cedo, a intervenções que poderiam ter um impacto favorável na sobrevivência (do paciente)", sugeriu Sprehn. Entre as possíveis intervenções mencionadas pelos especialistas estariam, por exemplo, tratamentos psicológicos. A pesquisadora acrescentou, no entanto, que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto principalmente para identificar a razão desses padrões de sobrevivência. 'Estudo não conclusivo'

Martin Ledwich, da ONG Cancer Research UK, que trabalha na pesquisa da doença, o estudo "não é conclusivo de forma alguma".

"Pode haver muitas razoes para explicar porque aqueles que estão separados têm menos chances de sobreviver ao câncer nesse estudo", disse. "Os fatores mais importantes, que aumentariam as chances de um paciente sobreviver à doença, são estar ciente sobre os sintomas, se apresentar ao médico o mais cedo possível e fazer o tratamento contra a doença", afirmou a especialista.

Cientistas britânicos descobrem planeta que desafia leis da astronomia

Corpo já deveria ter se chocado com a estrela que orbita.
Estudo foi publicado hoje pela revista científica 'Nature'.
Uma equipe de cientistas britânicos descobriu um planeta com um volume dez vezes superior ao de Júpiter, que orbita tão próximo a sua estrela matriz que as correntes estelares já deveriam ter causado sua colisão com o astro e sua destruição.
Em um estudo publicado hoje pela revista científica "Nature", um grupo de astrônomos da Universidade de Keele, no Reino Unido, assegura que o planeta batizado como WASP-18b é uma raridade no mundo da astronomia e que a probabilidade de observar um fenômeno semelhante é de uma entre mil.
Trata-se de um planeta do grupo dos "Júpiteres Quentes", ou seja, aqueles que se formam longe da estrela em torno da qual orbitam e que se aproximam da mesma ao longo dos anos, com ajuda das correntes estelares.
No entanto, o WASP-18b é tão grande e se encontra atualmente tão próximo de sua estrela matriz que as correntes já deveriam ter conduzido um impacto entre o planeta e o astro.
De fato, a sobrevivência deste tipo de planeta não costuma ser superior a um milhão de anos, uma marca batida amplamente pelo WASP-18b.
Como possíveis causas, os cientistas apontam que as correntes estelares desse sistema são menos fortes que as do nosso, o que explicaria a longevidade do WASP-18b.
Outra possibilidade seria que outro elemento exógeno ainda não identificado evite a colisão do planeta com sua estrela e sua destruição.

Macaco move braço mecânico com a força do pensamento

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, conseguiram fazer um macaco movimentar um braço mecânico apenas com a força da mente. O projeto promete revolucionar o tratamento de milhões de pessoas paralisadas.
O animal foi adestrado e aprendeu a mandar comandos diretamente do cérebro para mexer o braço robótico. Ele conseguiu fazer diferentes movimentos com a mão mecânica -- até como se estivesse girando a maçaneta de uma porta. Como recompensa ganhou um gole de água.
Macacos são facilmente treinados para segurar objetos. O surpreendente nesse caso foi como o macaco conseguiu mexer o braço: sem tocá-lo.
Os cientistas da Universidade de Pittsburgh implantaram um chip de quatro milímetros na parte do cérebro responsável pelos movimentos motores. Eles ligaram eletrodos na cabeça do macaco e fizeram um computador interpretar os sinais cerebrais enviados para movimentar o braço robótico.
No começo do estudo, no ano passado, os macacos mexeram o braço mecânico em troca de doces. Agora, pela primeira vez, conseguiram fazer movimentos complexos, como o de girar a mão artificial. "O macaco aprendeu logo e passou a agir naturalmente, como se o braço mecânico fizesse parte do corpo dele", explicou o cientista Andy Schwartz.
Os testes com humanos começam no ano que vem. Os pesquisadores querem provar que a tecnologia é segura e pode ajudar pacientes com algum tipo de paralisia a ter mais autonomia. Um outro estudo, parecido, já está em testes. Pacientes tetraplégicos conseguiram mover o cursor do computador usando apenas o cérebro.

Técnica troca núcleo do óvulo e evita doença hereditária

Técnica evita defeitos de DNA da mãe com transferência do núcleo do óvulo

Procedimento gera filhotes com DNA de duas fêmeas distintas.
Testes em humanos podem ser viabilizados em dois anos, diz cientista.

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (26) um procedimento experimental que previne que o feto herde de sua mãe enfermidades originadas em falhas no DNA das mitocôndrias, as “baterias” das células. A prova do sucesso foi o nascimento de quatro macacos-resos (Macaca mulatta), saudáveis. Dois deles, batizados Mito e Tracker, aparecem na foto acima.

A tecnologia consiste em transferir material genético do núcleo de um óvulo para outro (cujo núcleo foi previamente removido) deixando para trás o DNA mitocondrial da célula de origem – e com ele todas as mutações que desembocam em doenças como diabetes tipo 2. O “óvulo oco”, evidentemente, tem mitocôndrias saudáveis.

(Ao menos 1 em cada 200 nascimentos apresentam uma mutação mitocondrial potencialmente patogênica.)

Os óvulos foram então fertilizados com esperma (pais não passam mitocôndrias adiante) e implantados em macacas que produziram 4 crias. Detalhe: as crias ficaram com DNA distintos, o do núcleo e o da mitocôndria, um de cada mamãe.

Por isso mesmo, e como não poderia deixar de ser, o procedimento suscita debates éticos. Além de importantes pendências de segurança que precisa superar (os DNA’s do núcleo e o mitocondrial, sendo de origens distintas, podem não ser compatíveis), a técnica altera o DNA herdado pelas futuras gerações, o que certamente dá pano para manga de infindáveis polêmicas.

O autor do estudo, Shoukhrat Mitalipov, do Oregon National Primate Research Center, nos EUA, avalia que o procedimento poderá ser testado em humanos, se tudo correr bem, em dois anos. No anúncio do experimento, o site da revista especializada “Nature” qualifica o feito como “um aprimoramento crucial das técnicas de transferência de DNA existentes”.

Fonte: G1

Como seria um transplante de cérebro

Devagarinho, o mundo dos transplantes vai ampliando as possibilidades humanas. Além dos óbvios transplantes de coração, fígado e rins, já se fazem também os de pele, de tendões, ligamentos, bexiga, ossos. Em menor escala, de alguns nervos, vasos sangüíneos, joelho, laringe, traquéia, até mãos. Aí pela frente vêm os de maxilares, úteros e pênis.
Mas nenhuma dessas conquistas será tão espetacular quanto o transplante de cérebro, anunciado por um médico americano - o dr. Robert White, da Universidade Case Western Reserve. "Meus colegas e eu já demos os primeiros passos para isso", diz ele num artigo para a revista Scientific American. E como tirar um cérebro da caixa craniana é impossível, White está falando, na verdade, de transplante de cabeça.
Sua demonstração de como seria tal cirurgia é de uma frieza espantosa. Ele imagina uma sala grande, para acomodar equipamentos e duas equipes. Em duas camas próximas ficariam o corpo de alguém com morte clínica cerebral decretada pouco antes e o paciente candidato ao transplante. A temperatura e o fluxo sangüíneo dos dois seriam rigorosamente monitorados. Em dado momento, os dois times, em conjunto, fariam incisões simultâneas nos dois pescoços, separando tecidos e músculos, expondo as veias carótidas, jugulares e a medula de cada um. Em meio a detalhadas providências, todas cruciais, a cirurgia, resumidamente, consistiria em ir mantendo o fluxo sangüíneo nos dois organismos e ir religando aos poucos, entre um corpo e a outra cabeça, todas as artérias, nervos, músculos etc.
White adverte que, no atual estágio da medicina, o novo corpo manteria a pessoa viva, mas não está claro até que ponto ela poderia usar esse corpo. Há outro problema, de natureza nada científica: se um cérebro mudou de corpo, também as memórias, o controle nervoso e orgânico, a personalidade e os sonhos - se houver - serão transferidos. E, como isso é o que conta, o que houve, na verdade, foi transplante de corpo.
Este é que foi doado, e o cérebro é, de fato, "o titular" da nova vida. No universo religioso, isso traria questões cruciais: o espírito está representado no cérebro? Se o coração de quem doou o corpo vai continuar batendo por ordens de outro cérebro, quem sobreviveu? O próprio White se pergunta, no artigo, "como a sociedade aceitaria" esses conceitos. Diante deles, a questão ética da clonagem fica parecendo brincadeira. Como se percebe, a polêmica sobre memórias (e até mais que memórias) de uma pessoa em outra é uma discussão que está apenas começando.

Fonte: Gallileu

Alergias estranhas

Alergia a beijo
Esta alergia não significa que a pessoa tenha alguma sensibilidade à boca ou à língua de outra pessoa, e geralmente vem acompanhada de outra alergia a alimentos ou medicamentos. Geralmente o que acontece é que, ao beijar alguém, a pessoa entra em contato com possíveis resquícios de alguma comida ou medicamento ao qual é alérgico.
Em 2003, o estudante Jamiw Stewart teve um choque anafilático em um baile ao beijar a sua colega Liza Macfarquharn. Ele tinha alergia a nozes, e sua parceiro tinha acabado de comer exatamente isso!


Alergia a sol
Não é tão incomum as pessoas terem uma sensibilidade ao sol, mas um tipo específico, chamado de urticária solar, é extremamente raro e perigoso. A pessoa que tem a alergia fica com erupções na pele ao ser exposta a radiações ultravioleta, ou até mesmo à luz. Além disso, a alergia é tão forte que pode atingir a partes cobertas do corpo.


Alergia a comer maçãs embaixo de uma bétula
Várias pessoas têm alergias a uma comida específica, mas a garotinha Grace Morley tem uma alergia extremamente bizarra: ela não é alérgica a maçãs nem às árvores chamadas bétulas, mas se ela comer uma maçã embaixo de um pé desta árvore ou próxima a uma, ela entra em choque anafilático, e pode morrer em poucos minutos.


Alergia a exercícios
Pode até parecer uma desculpa esfarrapada, mas algumas pessoas realmente têm alergias a exerícios. Cerca de mil pessoas no mundo inteiro têm essa condição, e podem sofrer choques anáfilaticos se fizerem atividades físicas mais pesadas.
Geralmente a alergia é desencadeada quando a pessoa come algum tipo de alimento específico antes do exercício ou até quando toma algum medicamento que possa causar alergias. A alergia pode causar um edema de glote, levando a dificuldade de respirar, engasgos, náusea a vômito.


Alergia a madeira
O que você faria se desistisse do seu emprego estável e com um bom salário para trabalhar como carpinteiro e descobrisse que é alérgico a madeira? Pois foi isso que aconteceu com Dan Hill, que, por muita sorte, descobriu um tipo de madeira a que não era alérgico, e pôde continuar para seguir com seu sonho de trabalhar como carpinteiro com seu irmão.
As alergias à madeira variam de pessoas que têm alergia apenas a algumas árvores, mas algumas pessoas têm alergias a todo tipo de madeira, além de não poder tocar em papel ou até mesmo pegar em um lápis. As pessoas com esse tipo de alergia sofrem com problemas de pele semelhantes a queimaduras, além de tosse e espirros.


Alergia a sêmen
Pesquisadores descobriram que algumas mulheres são alérgicas ao sêmen do parceiro, condição chamada de alergia ao plasma seminal humano. Em casos raros, a resposta à alergia pode até levar à morte. Para resolver os problemas causados pela estranha alergia, a mulher tem que ter o apoio do parceiro: médicos aplicam amostras diluídas do sêmen do parceiro na vagina da mulher a cada vinte minutos, aumentando gradativamente a concentração de sêmen por várias horas. A melhor parte do curioso tratamento é o casal ter que fazer sexo de duas a três vezes por semana.

Outras alergias: http://hypescience.com/20381-as-10-alergias-mais-estranhas-do-mundo/

Mulher com 2 vaginas

Sofrendo períodos menstruais de 21 dias e tendo dificuldades nas relações sexuais Lauren Williams desconfiou que algo estava errado.
Com 28 anos de idade ela ficou paralizada ao descobrir que nasceu com uma rara condição médica , ela tem 2 vaginas , 2 últeros e 2 cervicais .
Ela passou por uma operação onde criou apenas uma vagina , e agora pode viver uma vida mais normal.
Laura sempre teve problemas nas relações sexuais , mas ela pensava que poderia ter uma vagina pequena , foi apenas aos 24 anos quando foi fazer alguns exames que descobriu que tinha algum problema.
É ... 2 vaginas não é sinal de diversão em dobro

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Francês bate recorde ficando mais de 11 minutos sem respirar

O francês Stephane Mifsud bateu na última segunda-feira, em La Crau, sul da França, o recorde mundial de apnéia estática com um tempo de 11 minutos e 35 segundos. O recorde anterior, de 10 minutos e 12 segundos, era do alemão Tom Sietas, registrado em 6 de junho do ano passado.
Mifsud, 37 anos, estabeleceu o novo recorde na piscina de sua casa, sob o olhar atento de aproximadamente 50 pessoas.
"Fazia seis meses que treinava duro, cerca de seis ou sete horas por dia, sete dias por semana. Este novo recorde é resultado deste trabalho. Acredito que não poderia chegar mais longe. Abri portas que nunca tinham sido abertas", explicou à AFP.
O recorde foi validado por responsáveis da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia (Aida).

Fonte: terra

Para descontrair...

10 manias estranhas

Cartocacoete: compulsão incontrolável de ver mapas em tudo

O cérebro humano é conectado para reconhecer rostos em tudo, mas acontece que existe uma estranha mania chamada cartocacoete: a incontrolável compulsão por ver mapas em todo lugar, até mesmo em comidas.

Gamomania: obsessão em fazer pedidos de casamento

A gamomania pode ser descrita como uma bizarra obsessão em pedir as pessoas em casamento ou fazer pedidos escandalosos a pessoas diferentes ao mesmo tempo, o que em muitos casos resulta em poligamia.

Onomatomania: desejo irresistível de repetir certas palavras.

É uma obsessão com certas palavras e a repetida intrusão delas na mente.

Clinomania: desejo excessivo de ficar na cama

Não há nada de errado em querer ficar um pouco a mais na cama, principalmente em dias frios e chuvosos de inverno. Para o clinomaníaco, o desejo de ficar na cama é irresistível e pode persistir por dias sem fim, ainda mais quando está chovendo ou nevando. Clinomania vem do grego e significa obsessão com dormir. Em outras palavras, é o amor pela cama, travesseiros e cobertores.

Demonomania: acreditar ser habitado por um espírito maligno

Existem tantos filmes de horror e livros que descrevem e nos mostram vividamente o que acontece com pessoas quando elas são possuídas. E ao assistir a muitos de tais filmes, é natural começar a temer tais pessoas. Às vezes o indivíduo fica com tanto medo que certas manias passam a refletir isso. E no caso de demônios, é chamada de demonomania, um termo psiquiátrico para a crença que alguém está possuído pelo demônio. Quando a pessoa pensa que está possuída, ela realmente começa a se comportar como alguém obcecado.

Enosimania: acreditar constantemente que pecou

Definida como a compulsão por pensar que cometeu um pecado ou erro imperdoável, é conhecida por uma variedade de nomes: enissofobia, enosiofobia, medo de ter cometido um pecado imperdoável, e medo de críticas são os mais comuns. Sintomas normalmente incluem perda de fôlego, respiração acelerada, batimentos irregulares, suor, náusea, e sentimentos de temor.

Tricotilomania: compulsão por arrancar o próprio cabelo

Tricotilomania é uma desordem de controle impulsivo ou forma de auto-mutilação caracterizado pelo desejo repetido de puxar ou arrancar cabelo, cílios, pelos faciais e das narinas, pelos pubianos, sobrancelhas ou outro cabelo corporal, às vezes resultando em pontos carecas bem noticiáveis. Muitas vezes esta mania vem acompanhada de outra: a pessoa sempre come a raiz do pelo arrancado.

Ablutomania: mania de se lavar
Já notou como alguns amigos lavam as mãos com freqüência? Bem, não há nada de errado em lavar as mãos após sair ou ir ao banheiro, mas se ele lava as mãos mesmo depois de pequenos intervalos em um ambiente ou depois de tocar algo, é motivo para se preocupar, pois pode ser ablutomania. A ablutomania é uma obsessão pela lavagem de mãos ligada com a idéia fixa de infecções ou de se sujar. Normalmente essa doença acompanha outras desordens mentais sérias e raramente se manifesta sozinha. Infelizmente essa doença é característica de crianças, especialmente de esquizofrenia infantil. O mesmo é verdade sobre esquizofrenia adulta, embora raramente se reflita.

Abulomania: indecisão patológica

Todos já vivenciamos situações em que foi difícil decidir sobre algo, mas imagine não ser capaz de tomar a mais simples das decisões, a vida certamente seria insuportável. Abulomania pode ser definida como indecisão patológica ou uma inabilidade de se decidir sobre algo.

Doromania: obsessão por presentesMuitas pessoas gostam de presentear os outros. E a maioria das pessoas ficaria feliz com tal obsessão. Afinal, dar presentes é uma boa ação pois as pessoas sentem prazer em dar presentes aos outros, enquanto a maioria das pessoas prefere recebê-los. Mas Às vezes dar presentes pode tornar-se uma obsessão. Doromania é o desejo ou preocupação irracional com isso, quando se torna uma obsessão escolher e dar presentes não com um bom propósito ou porque a pessoa é muito gentil. As razões são muito mais complexas.
Fonte: http://hypescience.com/18629-as-10-manias-mais-estranhas/

Nosso corpo produz luz

Nesta ilustração, pode-se verificar que o corpo humano, especialmente o rosto, emite luz visível em pequenas quantidades que variam durante o dia
O corpo humano literalmente brilha, emitindo uma luz em quantidades e níveis muito pequenos que aumentam e diminuem no decorrer do dia, afirmam cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão em artigo publicado esta semana na revista científica Plos One.
Pesquisas já haviam demonstrado que o organismo emite luz visível, mil vezes menos intensa do que podemos perceber a olho nu.
Na realidade, praticamente todos os seres vivos emitem uma luz muito fraca, o que se acredita ser um subproduto de reações bioquímicas envolvendo os radicais livres.
Esta luz visível difere da radiação infravermelha - uma forma de luz invisível - que vem o calor do corpo.
Para saber mais sobre essa fraca emissão de luz visível, os cientistas japoneses trabalharam com câmeras extraordinariamente sensíveis, capazes de detectar um único fóton.
Cinco voluntários sadios do sexo masculino foram colocados em frente das câmeras em quartos em completa escuridão com seus peitos nus.
A exposição foi realizada de três em três horas durante 20 minutos - das 10 às 22 horas - por três dias.
Os cientistas descobriram que a luz emitida pelos corpos aumentou e diminuiu ao longo do dia, com a intensidade mais fraca às 10 horas e mais alta às 16 horas, caindo progressivamente depois desse horário.
Estas descobertas sugerem que as emissões de luz estão ligadas ao nosso relógio biológico, provavelmente devido à forma como os nossos ritmos metabólicos flutuam ao longo do dia.
Outro fato descoberto no estudo é que o nosso rosto brilha mais do que o resto do corpo. Segundo os pesquisadores, isto pode acontecer porque o rosto normalmente é mais bronzeado que o restante do corpo - pois é mais exposto à luz solar.
A melanina, pigmento da pele, tem componentes fluorescentes que poderiam reforçar essa produção de luz.
O pesquisador Hitoshi Okamura, biólogo da Universidade de Kyoto, afirma que uma vez que a produção desta fraca luz está ligada ao metabolismo do organismo, este estudo indica que câmeras que detectam essas emissões poderiam ajudar a detectar condições médicas.
"Se você puder ver essa trêmula luminosidade da superfície do corpo, você poderá ver toda a condição corporal", disse o pesquisador Masaki Kobayashi, biomédico do Instituto de Tecnologia em Sendai, no Japão, que também participou do estudo.
Fonte:http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/

Para descontrair...

Micro esculturas de Nikolay Aldunin

É inacreditável...

Foguete de ions reduziria a duração da viajem a marte de 6 meses para 39 dias

Com a tecnologia atual de foguetes, levaria seis meses para chegarmos até Marte. E com a tecnologia de motores a íons baseada em energia nuclear? Aí só levaria seis semanas.
Motores a íons não são fortes o suficiente para levantar um foguete até entrar em órbita, mas tornariam a viagem a Marte bem mais rápida quando a nave já estivesse no espaço.
Motores a íons aceleram átomos eletricamente carregados, ou íons, através de um campo elétrico, assim empurrando a espaçonave na direção oposta. Esse tipo de motor gera muito menos empuxo que foguetes movidos a energia química, o que significa que eles não conseguem escapar sozinhos da gravidade da Terra.
Mas, já no espaço, eles podem dar um impulso contínuo por anos, como uma brisa contínua na parte de trás de um barco a vela, acelerando gradualmente a nave até ela se mover mais rápido que foguetes químicos.
Se conectados a um reator nuclear a bordo, um motor a íon poderia levar uma nave a Marte em meros 39 dias, o que faria uma viagem dessas valer a pena. Claro, primeiro eles precisam descobrir como colocar um reator nuclear em uma espaçonave e construir um motor a íon muito bom. Feito isso, s'imbora pra Marte!
Fonte: gizmodo

1 quilo de chumbo é mais pesado que 1 quilo de isopor

O que aconteceria se a terra parasse de girar?

Para descontrair...

Mulher tinha alergia ao próprio filho

Joanne Mackie celebrou: deu à luz James, o primeiro filho. Mas o nascimento também trouxe grande preocupação e tristeza à inglesa de 28 anos: ela é simplesmente alérgica ao próprio filho!
Assim que James nasceu, a mulher desenvolveu bolhas e brotoejas ao entrar em contato com a pele do bebê.Joanne foi diagnosticada com uma rara doença auto-imune de pele. No início, Joanne só conseguia se aproximar de James se estivesse com o corpo coberto de ataduras de gaze.Para poder colocar o bebê no colo, Joanne fez um tratamento à base de fortes esteróides. Durante um mês, o marido ficou cuidando de James. "Foi um período de partir o coração. Quando me disseram que eu era alérgica ao meu próprio bebê achei que fosse uma piada. Mas quando tudo apareceu eu fiquei arrasada", contou a inglesa de ao "Daily Mail".

Geradores de nuvens contra o aquecimento global

O Centro do Consenso de Copenhague, um respeitado think tank europeu - que sempre foi cético quando o assuto era mudanças climáticas - agora está aconselhando que nós devemos gastar US$ 9 bilhões para construir 1.900 navios geradores de nuvens como esse aí em cima. O motivo? Dar uma refrescada na Terra.
Os barcos pegam a água salgada do mar e a borrifam no ar, criando núcleos formadores de nuvens, que se condensam criando nuvens maiores e mais brancas - fazendo com que mais luz solar seja refletida de volta ao espaço.
Isso é o que David Young, um membro do painel que criou o estudo, tem a dizer. As embarcações totalmente automatizadas vão atravessar os oceanos absorvendo água e borrifando nos céus. Os estudiosos dizem que a formação de nuvens maiores e mais brancas fará com que menos raios solares cheguem à superfície, diminuindo as temperaturas.
fonte: gizmodo

Estudo diz que nós perdemos 15 minutos de cada filme só piscando os olhos

Pesquisadores da Universidade de Tóquio descobriram que o cérebro pausa por até 450 milisegundos com cada piscadela, o que significa que perdemos até 6 segundos de informação visual por minuto -- ou cerca de 15 minutos por um período de 150 minutos, o que dá mais ou menos um filme.
Ao rastrear os movimentos oculares de um grupo de voluntários, a equipe também descobriu que os espectadores de um filme às vezes começam a piscar todos juntos; uma manifestação externa de compartilhar uma experiência em comum. Aparentemente, as piscadas sincronizadas acontecem em momentos "não-críticos", como logo depois de uma explosão ou quando a Megan Fox sai de cena.
fonte: gizmodo

Algas de coral têm "olhos", afirma estudo

As algas unicelulares que se abrigam no interior de corais duros e propiciam aos recifes suas cores vibrantes podem ter capacidade de visão, de acordo com um novo estudo.
As algas, conhecidas como zooxanthellae, apresentam misteriosos depósitos assemelhados a cristais e compostos de ácido úrico, um elemento comum a muitas das estruturas que refletem a luz nos olhos de insetos e animais.
A substância havia sido identificada incorretamente nas algas, em estudos anteriores que a classificaram como um oxalato de cálcio, composto encontrado com frequência em vegetais, afirmaram os pesquisadores.
Os aglomerados de cristais das algas refletiram fortemente a luz, em experiências de laboratório, sugerindo que na verdade eles "formam na prática um olho funcional", de acordo com Kazuhiko Koike, da Universidade de Hiroshima, no Japão, um dos co-autores do estudo.
Cada um dos organismos unicelulares também contém uma molécula dotada de capacidade fotorreceptora, que cria uma 'posição ocular'.
As posições oculares são áreas sensíveis a luz que permitem a organismos simples, como as águas-marinhas e algumas outras algas, perceber os ambientes que os rodeiam.
Outros tipos de dinoflagelados - organismos unicelulares aquáticos entre os quais se inclui a zooxanthelle - apresentam ao menos quatro variações distintas de posições oculares, informou Koike.
Mas ele acredita que o tipo de posição ocular recentemente encontrada seja única das formas de vida que vivem em corais
Fonte:http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/search?updated-max=2009-08-08T01%3A51%3A00-03%3A00&max-results=10

Para descontrair...

Esses homens viu... ;@'

Planta carnívora que devora até ratos é descoberta

Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de planta carnívora gigante, capaz de prender e devorar pequenos roedores e insetos e que pode atingir 1,5 m de altura. Os pesquisadores batizaram a nova planta carnívora de Nepenthes attenboroughii em homenagem ao veterano apresentador de programas de natureza da Grã-Bretanha David Attenborough.
"A espécie está entre as maiores plantas carnívoras conhecidas e produz armadilhas espetaculares, capazes de aprisionar não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos", afirmou o cientista e produtor britânico Stewart McPherson, um dos responsáveis pela descoberta.
Fonte: http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/

Mulher está grávida de 12 filhos

Uma professora da Tunísia está grávida de 12 bebês, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira (17) pelo tabloide britânico "The Sun". Depois de fazer um tratamento em uma clínica de fertilidade, a mulher espera seis meninas e seis meninos, segundo o relato. Especialista ouvidos pelo "Sun" confirmaram a possibilidade de a gravidez recorde ser real, mas disseram que o risco dela é "colossal". Segundo a reportagem, a mulher está em situação boa de saúde, mas sendo monitorada o tempo todo. Ela teria dito que quer dar à luz de forma natural, mas os médicos dizem ser impossível.

Camisinha gel


Foi desenvolvido um novo tipo de gel para ser utilizado como uma “camisinha vaginal” protegendo contra gravidez e contaminações por vírus como o HIV e o HPV.
A camisinha gel tem consistência líquida enquanto está em contato com a acidez vaginal – que é normal, mas torna-se sólido quando “encontra” o sêmen que é levemente alcalino. O gel consegue proteger de qualquer partícula maior do que 50 nanômetros incluindo esperma, HIV e outros vírus como herpes e HPV, que causa câncer cervical.
Segundo Patrick Kiser, que está no grupo que desenvolveu o gel na Universidade de Utah em Salt Lake City, EUA, analisa que o objetivo da criação é ajudar as mulheres em países em que o HIV predomina, na prevenção contra o vírus e a gravidez de forma mais barata, mesmo que o parceiro não queira usar a camisinha comum. “Nós desenvolvemos tecnologias que podem capacitar as mulheres a se protegerem contra o HIV sem precisarem do consentimento de seu parceiro”, completa.
O grupo testou o gel apenas no laboratório. E, de acordo com Kiser, será algo entre três a cinco anos antes de começar os testes clínicos. Nesse meio tempo, ele espera fazer um gel mais potente para fecundação e com uma droga anti-HIV que mate o vírus antes do gel ser lavado na vagina. Kiser alerta que outras tentativas de fazer gel com microbicida para combater o HIV falharam. O gel aumentou o risco de infecção atraindo possivelmente glóbulos sanguíneos brancos que ironicamente estavam contaminados com vírus.
Fonte:http://hypescience.com/

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Menina não para de rir a 12 anos

Xu Pinghui, é uma uma adolescente chinesa de 13 anos, que padece de uma estranha síndrome desde que tinha oito meses, quando uma febre motivou que a pequena não parasse de rir de forma incontrolável.
A jovem, que não pode falar, se comunica com diferentes sons através de seu riso. Ao longo de sua vida deixou perplexos a muitos médicos que a trataram, e seus pais se mostram desesperados para encontrar uma cura.Sua mãe, Yang Longying assegura que "desde os oito meses que ela não para de rir", enquanto seu pai, Xu Weiming, acrescenta: "Não há consolo possível para nós, vendo seus risos nos sentimos tristes, é como se chorasse".Ambos planificam agora que ela realize uma tomografia que permita chegar a alguma resposta a respeito de sua estranha condição.
Fonte: mdig

Garoto de 5 anos tem alergia a qualquer tipo de alimento

Kaleb Bussenschutt, de Adelaide, Austrália, tem 5 anos de idade e sofre de uma estranha doença que ainda nem tem nome, mas que se manifesta como uma severa alergia a qualquer tipo de alimento.
A únicas coisa que Kaleb pode ingerir é água e uma marca específica de limonada.
Tudo começou quando sua mãe tentou lhe tirar o peito. Deu-lhe um pouco de iogurte e isso bastou para que ele fosse parar no hospital.
Desde então, Kaleb não tem feito outra coisa senão piorar. Já tentaram todos os tratamentos possíveis e nada parece ajudar.
Então, o que come Kaleb?O menino é alimentado por uma fórmula chamada "Elecare". Os médicos lhe implantaram um tubo que vai diretamente a seu estômago, e que está ligado a uma bomba que, lentamente, impulsiona o líquido em seu sistema digestivo, durante 20 horas ao dia.
Na escola, Kaleb leva a bomba em uma pequena bolsa enquanto é vigiado por uma enfermeira, que retira a bomba durante o recreio para que Kaleb possa brincar. O recipiente com a fórmula tem que ser mudado a cada três ou quatro horas, e é a única coisa capaz de mentê-lo com vida.
Durante as refeições, Kaleb mastiga gelo picado para que os músculos de sua mandíbula não se atrofiem e vê televisão enquanto o resto de sua família desfruta de uma refeição normal.
Até o momento os médicos não conseguiram grande avanço na busca da cura da doença, mas a família de Kaleb abriu um site para arrecadar dinheiro com fins de pesquisa.
Fonte: mdig

O curioso caso da garota que nasceu negra e tornou-se branca , não é MJ



Sua pele é tão clara que ela precisa usar protetor solar fator 100, até mesmo em um dia sem muito sol. Mas, inacreditavelmente, Darcel de Vlugt, de 23 anos, nasceu negra.
Em um caso extremamente raro, a vitiligo (doença que causa a perda da pigmentação natural da pele) deixou seu corpo inteiro com um único pigmento.
O caso de Darcel é tão incomum, que especialistas dizem que nunca se depararam com tal mudança. “Eu tenho um enorme trabalho para convencer as pessoas de que nasci com a pele escura”, afirmou Darcel ao jornal Daily Mail.
Seus pais contaram que começaram a perceber manchas brancas em seu antebraço e testa quando ela tinha cinco anos. Ao completar sete anos, a doença que, para quem não sabe, também afetou Michael Jackson, já tinha tomado suas pernas e parte do corpo. As manchas cresceram progressivamente até que, aos 17 anos, tomou todo seu corpo.
“Meu pai trabalhava para a ONU e viajava o mundo inteiro. Minha família acredita que o estresse dos deslocamentos ajudaram no problema. Aos 12 anos tentei um tratamento com laser, mas não adiantou nada e eu parei”.
Vitiligo afeta uma em cada 100 pessoas de qualquer idade, raça ou cor, embora seja normalmente mais perceptível em pessoas com pele naturalmente escura. Darcel tem um irmão, que não sofre do mesmo problema.
Um porta-voz da Sociedade Vitiligo declarou que alterar a cor de todo o corpo desta forma é “extremamente incomum”, ao contrário do que aconteceu com Michael Jackson, que tomou remédios para unificar a cor da pele.
Fonte: o buteco da net